Alunos de Arouca disputam concurso europeu com projectos a pensar no Ambiente
Seis alunos portugueses integram o lote de cerca de 200 estudantes do ensino secundário, de perto de 40 países, participantes no 20º Concurso Europeu de Jovens Cientistas, que arrancou ontem em Copenhaga, na Dinamarca.
Autor: EDVi
Celtibéria lançam álbum «Lendas Sagradas» no próximo sábado
«Lendas Sagradas», o primeiro álbum discográfico dos Celtibéria, é lançado no próximo sábado, dia 23, num concerto a realizar na Estalagem S. Miguel, no Parque de La Salette. O grupo de rock celta de Oliveira de Azeméis cumpre assim uma nova etapa na sua carreira de 10 anos, ao editar em CD um conjunto de 12 temas, parte dos quais em estreia absoluta.
Autor: EDVi
Portugal na rota das aves migratórias da Rússia
Portugal está no caminho do vírus da gripe das aves. A ameaça chega da Rússia. O Laboratório de Moscovo identificou o vírus H5N1 em aves que estão muito perto das que irão passar em Portugal dentro de duas semanas.
Autor: DN
Antigos alunos homenagearam Prof. António Costeira

Antigos alunos homenagearam Prof. António Costeira na altura em que, se fosse vivo, comemoraria as bodas de ouro como professor

Cerca de 44 pessoas, entre antigos alunos, familiares e amigos de António Costeira, reuniram-se, no passado domingo, em homenagem a este saudoso professor. Este foi, contudo, um encontro anual diferente daqueles que já se tinham vindo a realizar, pois foi marcado pela ausência do homenageado, que faleceu em 2003. Apesar disso, estes companheiros do benemérito oliveirense quiseram, desta forma, assinalar as bodas de ouro de António Costeira como professor.

Autor: Correio de Azeméis
Carregosa

O povoamento de Carregosa remonta aos tempos pré-históricos. A existência de uma mamoa referida nas Inquirições de D. Afonso III, prova o povoamento desta terra pelos Celtas. Por aqui terão passado também os romanos, como testemunham os topónimos “villa de Zagães” e vários “casalia” que aquelas Inquisições também documentam.

O topónimo Teamonde, que o alemão Joseph Piel inclui nos nomes germanos da toponímia portuguesa, vem comprovar a fixação nesta região dos povos bárbaros que invadiram a Península Ibérica, após a queda do Império Romano do Ocidente, em 476.

O documento escrito mais antigo sobre Carregosa é anterior à fundação da Nacionalidade portuguesa e trata-se de uma escritura de doação referida ao livro Preto da Sé de Coimbra e transladada por Alexandre Herculano no Portugaliae Monumenta Histórica. Nesse documento, datado de 922, o rei Ordonho doa ao Bispo Gonçalo e ao Mosteiro de Crestuma bens no lugar de Teamonde.

Administrativamente, Carregosa foi do termo da Feira, comarca de Esgueira e depois comarca da Feira. Actualmente, pertence ao Município e comarca de Oliveira de Azeméis, tendo sido elevada a vila em 13 de Julho de 1990.

Esta vila, plantada num ameno e fértil vale regado pelo rio Antuã, mantém ainda um vasto património edificado e cultural. Aqui abundam as capelas, os cruzeiros e as quintas. As Capelas de Nossa Senhora da Ribeira, de Nossa Senhora da Guia, de Azagães e de Santo António; as Quintas de Santo António, do Padre Aguiar, da Costeira e da Póvoa e a Casa de Ínsua; os Cruzeiros de Teamonde, de Azagães e da Igreja. Mas o que distingue e credencia esta freguesia é, sem dúvida, o seu original Santuário de Nossa Senhora de Lourdes, situado no Parque da Quinta da Costeira, o primeiro consagrado a Nossa Senhora de Lourdes, em Portugal. Obra da autoria do Bispo-Conde de Coimbra, D. Manuel Correia de Bastos Pina e de seu irmão, o conselheiro António Maria Correia Bastos Pina, foi inaugurado em Agosto de 1902, tendo os trabalhos de construção sido iniciados em Março de 1898. Com a preocupação de sugestionar longinquamente o santuário pirenaico, esta é uma obra imaginosa e agradável, bem enquadrada no seu meio.

A Casa de Ínsua, actualmente casa de campo, merece uma especial referência, dado que é a única unidade de Turismo no Espaço Rural do Município de Oliveira de Azeméis. Esta casa, construída nos princípios do século XVIII teve ampliações posteriores.

A Quinta da Póvoa, outra referência histórica e patrimonial desta freguesia, conserva ainda o antigo carácter do portão da Quinta, de meados do século XVIII, sendo este uma obra rara na zona.

A. Costa, no seu Dicionário Corográfico, refere, de facto, que aqui existiu "uma excelente fábrica de papel, com motor hidráulico, no lugar da Póvoa". E esclarece que esta fábrica, fundada em 1858, pertencia ao Morgado da Póvoa, produzia anualmente "3 contos de réis de papel", e que obtivera uma menção honrosa na Exposição Industrial Portuense de 1861. A indústria da região baseia-se na metalurgia e é de salientar que nesta terra nasceu a arte de latoaria, que veio mais tarde a expandir-se para Vale de Cambra, Município limítrofe, e Cesar, freguesia vizinha.

Mapa da Freguesia de Carregosa

Autor: Monografia de Oliveira de Azeméis
Farmácias

FARMÁCIA FALCÃO
Praça José Costa, Nº 4
3720 Oliveira de Azeméis
Tel: 256 68 20 18

FARMÁCIA MODERNA
Rua Conde S. Tiago Lobão, Nº 66
3720 Oliveira de Azeméis
Tel: 256 68 21 51

FARMÁCIA GOMES DA COSTA
Rua António Alegria, Nº 222
3720 Oliveira de Azeméis
Tel: 256 68 25 63

FARMÁCIA AMORIM
Lugar da Costeira - Carregosa
3720 Carregosa
Tel: 256 41 21 65

FARMÁCIA BESSA
Vila Nova - Cucujães
3720 Vila Cucujães
Tel: 256 89 07 97

FARMÁCIA CASTRO
Rua Dr. Albino dos Reis - Alumieira
3720 Loureiro OAZ
Tel: 256 69 20 99

FARMÁCIA CONCEIÇÃO
Brites
3700 Nogueira do Cravo OAZ
Tel: 256 86 81 24

FARMÁCIA CUNHA E SILVA
Rua do Mosteiro
3720 Vila Cucujães
Tel: 256 89 02 33

FARMÁCIA DE CESAR
Gandara
3700 Cesar
Tel: 256 85 12 84

FARMÁCIA FERRAZ
Vila de São Roque
3720-636 São Roque
Tel: 256 87 11 16

FARMÁCIA PINHEIRENSE
Vendas - Pinheiro da Bemposta
3720-486 Pinheiro da Bemposta
Tel: 256 99 91 38

FARMÁCIA SANTIAGO 
3720 Santiago de Riba-Ul
Tel: 256 66 82 35

FARMÁCIA SANTOS
Stº António de Ossela
3720-190 Ossela
Tel: 256 48 21 07

FARMÁCIA VALENTE
Vide - S. Martinho da Gândara
3720-551 São Martinho da Gândara
Tel: 256 67 41 78

Autor: Bruno Oliveira
D. Manuel Correia de Bastos Pina

Nasceu na Costeira, freguesia de Carregosa, a 19 de Novembro de 1830.

Formado em Direito pela Universidade de Coimbra, chegou a exercer, por pouco tempo, advocacia na então Vila da Feira.

Quando o Dr. José de Lemos, seu protector e amigo, foi sagrado Bispo de Bragança, levou-o como seu secretário para lhe conferir as ordens de presbítero, em 1854.

Passou por Viseu, onde foi Vigário Geral e, em 1870, é apresentado Bispo Cooperante da Diocese de Coimbra, com direito a sucessão. Após a morte do Bispo-Conde, D. José Manuel de Lemos toma definitivamente conta da Diocese, sendo sagrado na Sé Catedral, a 19 de Maio de 1872.

Além do título de Conde de Arganil, concedido aos prelados de Coimbra, beneficiava ainda dos seguintes: Assistente de Solo Pontifício, do Município de Sua Majestade Fidelíssima, Comendador da Ordem de Nossa Senhora da Conceição de Vila Viçosa, Par do Reino, Grã-Cruz da Ordem de Isabel a Católica de Espanha, Sócio-Correspondente da Real Academia da História de Madrid, Presidente Honorário da Secção de Arqueologia do Instituto de Coimbra e Académico de Mérito da Escola de Belas-Artes de Lisboa.

Faleceu na sua casa, a 19 de Novembro de 1913, no dia em que completava 83 anos, e ficou no jazigo familiar.

Autor: Monografia de Oliveira de Azeméis

© oazonline - geral@oazonline.com