Novo lar do Centro Infantil de Cesar pronto em 2009

O Centro Infantil de Cesar (CIC), no concelho de Oliveira de Azeméis, vai investir cerca de 900 mil euros na conclusão do lar da terceira idade e centro de dia.

O edifício de três pisos com 2087 metros quadrados encontra-se em fase de concurso público, devendo ser adjudicada a curto prazo.

A instituição oliveirense assinala com este novo projecto os seus 25 anos de actividade em prol da comunidade local da freguesia de Cesar.

«A apresentação de propostas do concurso público terminou a 21 de Novembro», adiantou à EDV Informação Maria Margarida Henriques, presidente do CIC.

A segunda e última fase da obra social prevê um lar para 35 utentes, capacidade ainda aquém da lista de espera de idosos. «Já temos aceitado inscrições, mas os pedidos são muitos» disse a dirigente daquela Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS).

O prazo de execução da conclusão é de 24 meses.

O Centro Infantil funciona com as valências de creche, centro infantil, ATL, apoio domiciliário, centro de dia e, futuramente, o novo lar.

A instituição festejou este ano o seu 25º aniversário. O complexo social onde funciona foi inaugurado em 1988. «Começamos com o infantário e a creche, depois evoluímos para serviços de apoio a idosos, indo ao encontro das necessidades da população», contou Maria Margarida Henriques.

A última fase, do lar, tem gerado expectativa. «As pessoas não param de perguntar quando estará pronta, mesmo gente fora de Cesar», disse a presidente.

Em 2009, «se tudo correr bem», a direcção espera ter o novo edifício pronto e equipado. «O concurso termina este mês, temos dois anos de obra pela frente. Vamos tentar diminuir o prazo o mais possível, atendendo às necessidades», acrescentou.

Trata-se de um projecto que aguardava luz verde há cerca de dez anos.

O Estado garante parte do apoio da obra no âmbito do Plano de Investimentos e Despesas de Desenvolvimento da Administração Central (PIDDAC) e a Câmara de Oliveira de Azeméis também vai comparticipar.

«Temos ainda de encontrar algum financiamento, mas acredito que a nossa equipa está à altura de resolver esse problema», referiu esperançada a presidente do CIC.

A instituição concluirá com o lar uma etapa muito importante da sua existência, «após a qual apostará mais na melhoria da qualidade e acreditação de serviços» que presta aos seus 228 utentes e 39 funcionários.

Em funções há cerca de dois anos, a presidente da direcção mostra-se «agradada com o envolvimento da população e tecido empresarial» da vila no trabalho do centro infantil.


Fonte: EDVI
Data: 2006-12-29 14:51

Veja também:
Concurso de presépios aberto à criatividade de todas as idades
O II concurso de presépios promovido pela Câmara de Oliveira de Azeméis, através da Biblioteca Municipal de Ferreira de Castro, aceita trabalhos de todas as instituições e escolas desde o ensino pré-escolar ao ensino superior e sénior.
Lenda de S. Martinho reúne idosos através do teatro
A lenda de S. Martinho é o ponto de partida para mais uma acção do projecto «Gerações Cruzadas» que, a 04 e 18 de Novembro, vai juntar idosos à volta de uma representação teatral.
Bandas filarmónicas vão produzir hino municipal
O município de Oliveira de Azeméis vai ter um hino municipal em 2010, decorrendo o concurso para a sua criação junto das bandas filarmónicas do concelho, anunciou fonte da autarquia.
Hermínio Loureiro recebeu medalha de mérito turístico atribuída pelo Governo à Liga de clubes
A Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP) foi distinguida no passado dia 26 com a medalha de mérito turístico, atribuída pela Secretaria de Estado do Turismo (SET), pelo seu trabalho na dinamização do turismo em Portugal.
Encontro reflecte sobre as vantagens da utilização dos SIG
Os Sistemas de Informação Geográfica (SIG) aplicados às áreas do turismo, saúde, informação ao cidadão e protecção civil vão ser tema de reflexão e debate no encontro «Os SIG na sociedade», promovido pela Câmara de Oliveira de Azeméis.
© oazonline - geral@oazonline.com