Volta Portugal 2008 nas estradas do Entre Douro e Vouga

A 70ª Volta a Portugal de bicicleta inclui passagens por quatro concelhos do Entre Douro e Vouga, destacando-se a quinta etapa com meta instalada em S. João da Madeira.

A quinta etapa corre-se no dia 19 de Agosto, ligando Gouveia a S. João da Madeira na distância de 186 quilómetros. A caravana da volta passará por Oliveira de Azeméis (meta volante no centro da cidade) e Vale de Cambra (com uma contagem para o prémio da montanha de terceira categoria, em Codal).

«S. João da Madeira já nos habituou a ser um dos locais de chegada que mais carinho dispensa à prova. Este ano esperamos que isso venha de novo a acontecer», refere o director da prova, Joaquim Gomes.

A partida em Gouveia está marcada para as 12:45 e a primeira passagem por S. João da Madeira prevista para as 16:40.

«Após o dia de descanso temos mais uma etapa de transição. Esta não tem grande dificuldade se exceptuarmos um ou outro ponto em que o relevo ganha maior protagonismo», afirma Joaquim Gomes, acreditando que «uma parte significativa do pelotão registe nesta altura alguns níveis de cansaço que porventura acabarão por retirar algumas das melhores expectativas a uma parte importante dos corredores que de início se apresentaram como favoritos à vitória».

A sexta etapa (Aveiro-Gondomar), a 20 de Agosto, na distância de cerca de 170 quilómetros, percorre-se também em estradas de Santa Maria da Feira.

A 70ª Volta a Portugal de bicicleta - com um total de 1.587,2 quilómetros, repartidos por 11 dias de prova, entre 13 e 24 de Agosto - é considerada a edição mais dura dos últimos cinco anos.

Cinco milhões de euros é quanto custa pôr de pé a edição 2008, afirma João Lagos, sublinhando que o orçamento é semelhante ao do ano passado.

Citado pela Agência Lusa, o promotor do evento diz que o orçamento «ronda os cinco milhões de euros» e frisa que a situação financeira da prova é «estável».

«As coisas estão tranquilas nesse aspecto. A nossa família de patrocinadores está bem fidelizada», refere o «patrão» da João Lagos Sport-PAD, organizadora do evento, cujo principal parceiro é o grupo EDP.

João Lagos, que vai organizar a Volta a Portugal pelo sexto ano consecutivo, entende que estão reunidas todas as condições para a realização de um bom espectáculo.


Fonte: EDVi
Data: 2008-07-24 12:54

Veja também:
Oliveirense recebe FC Porto para a Taça de Portugal
A União Desportiva Oliveirense - a única equipa do Entre Douro e Vouga ainda em competição na Taça de Portugal em futebol – recebe dia 22 de Novembro o FC Porto.
Ossela recebe «nacional» de futsal para paralisia cerebral
O pavilhão gimnodesportivo da freguesia de Ossela, Oliveira de Azeméis, acolhe no dia 20 de Junho a edição 2009 do Campeonato de Portugal de Futsal para atletas com paralisia cerebral.
Oliveira de Azeméis recebe sábado o «Minhoteira Downhill 2009»
Oliveira de Azeméis recebe este sábado o «Minhoteira Downhill 2009», prova que reunirá três dezenas de praticantes de longskate.
Taça CERS - Oliveirense «determinada e preparada» para triunfo final
A Oliveirense está «determinada e preparada» para voltar a erguer a Taça CERS em hóquei em patins, depois de o ter feito pela única vez em 1996/97, assumiu hoje à Agência Lusa o treinador-jogador da equipa portuguesa, Tó Neves.
Oliveirense no torneio «Cidade do Porto»
A União Desportiva Oliveirense (UDO) participa este fim-de-semana na terceira edição do torneio de hóquei em patins «Cidade do Porto», a decorrer no Pavilhão Infante Sagres.

© oazonline - geral@oazonline.com