Adega Cooperativa de Vale de Cambra propõe «Rota do Vinho e da Vitela»

O presidente da Adega Cooperativa de Vale de Cambra (ACVC), José Pinheiro, defendeu a criação da «Rota do Vinho e da Vitela», que ajude a promover os concelhos de Vale de Cambra e de Arouca e aumente os mercados para os seus produtos.

«Defendo uma parceria entre os municípios de Vale de Cambra e Arouca e entre a adega cooperativa e os produtores/engarrafadores locais», afirmou à EDV Informação José Pinheiro.

O dirigente adiantou que até já falou «com várias pessoas, nesse sentido».

A ideia é dealizar uma rota integrada também por «alguns restaurantes de referência», porque «Arouca e Vale de Cambra são conhecidos pela sua vitela» e, dessa forma, aliava-se o vinho à gastronomia regional.

Segundo o presidente da ACVC, o projecto deverá também contemplar o aproveitamento da «beleza paisagística da serra da Feita».

José Pinheiro sublinhou que à iniciativa se poderão associar produtores de outras delícias regionais, «como os dos doces conventuais de Arouca».

Nos planos da adega não está colocado de parte a celebração de protocolos com outros municípios que garantam a presença, por exemplo, dos enchidos de Barrancos, as alheiras de Mirandela ou dos queijos de Nisa na futura «Rota do Vinho e da Vitela».

«Assim criávamos sinergias e, depois, também tínhamos o nosso vinho nesses concelhos», sustentou.

A rota deverá ser «devidamente promovida e divulgada», tarefa que poderá ser feita «pelos municípios - através dos seus postos de turismo - e também pelos parceiros: restaurantes, produtores/engarrafadores e ACVC».

A ACVC vai, entretanto, criar «um espaço de promoção e venda» dos seus vinhos verdes na área arborizada em frente às suas instalações.

«Será um espaço de qualidade, que poderá, eventualmente, inserir-se na rota», disse o presidente.

O projecto está previsto arrancar até ao final do ano, recorrendo a fundos europeus. «Seria interessante estabelecermos um protocolo com uma escola de hotelaria e turismo, pois o espaço não deverá ser mais um tasco, mas sim uma casa de referência», concluiu.


Fonte: EDVi
Data: 2008-08-21 12:00

Veja também:
Urgência do hospital de São Sebastião atendeu em 2008 cerca de 158 mil pessoas
O número de pessoas atendidas em 2008 no serviço de urgência do hospital de São Sebastião foi de cerca de 158 mil, revelou o presidente do conselho de administração da unidade de Santa Maria da Feira, Fernando Silva.
“Rota do Vinho e da Vitela” aplaudida pela autarquia
O vinho verde branco é uma mais-valia para o seu concelho, afirmou o presidente da Câmara de Vale de Cambra, José Bastos.
PSP equipada com veículo «segway»
A PSP de S. João da Madeira dispõe a partir de agora do primeiro veículo «segway» ao serviço de uma força de segurança no País, afirmou o presidente da Câmara Municipal, Castro Almeida.
S. João da Madeira no «novo» Praça da Alegria
O programa da RTP «Praça da Alegria» entrevista esta quarta-feira duas professoras de S. João da Madeira. E, na quinta-feira, visita a Universidade Sénior local.
Alunos de Arouca disputam concurso europeu com projectos a pensar no Ambiente
Seis alunos portugueses integram o lote de cerca de 200 estudantes do ensino secundário, de perto de 40 países, participantes no 20º Concurso Europeu de Jovens Cientistas, que arrancou ontem em Copenhaga, na Dinamarca.

© oazonline - geral@oazonline.com