Curso de Verão no museu

O III Curso de Verão da Associação Portuguesa de Museologia (APOM) realiza-se no Museu da Chapelaria de S. João da Madeira, entre 08 a 12 de Setembro.

Durante esta formação serão apresentadas sessões teóricas e práticas por profissionais de museus, abordando as temáticas de Introdução à Museologia, Programação e Dinamização Museológica, Gestão Museológica, Exposição - Projectos Expositivos, Conservação e Restauro, Acção Cultural e Tipologias de Museus.

Para além do programa científico, o Curso de Verão contará igualmente com um programa de visitas guiadas a vários museus e centros de interpretação localizados na região de Aveiro.

O curso é promovido pela autarquia local e a APOM.

O Museu da Chapelaria de S. João da Madeira – onde decorre a formação – é o único equipamento do género da Península Ibérica.

O espaço foi inaugurado em Junho de 2005 pelo então Presidente da República, Jorge Sampaio.

Localizado na rua Oliveira Júnior, o museu tem três pisos de área de exposição com todo o processo de fabrico do chapéu, bem como uma área destinada ao Serviço Educativo (onde as crianças podem realizar diversos trabalhos manuais com recurso a materiais utilizados no fabrico do chapéu), uma área destinada a exposições temporárias, um Centro de Documentação e Investigação e uma loja onde podem ser adquiridos chapéus, entre vários artigos.


Fonte: EDVi
Data: 2008-08-25 13:33

Veja também:
Urgência do hospital de São Sebastião atendeu em 2008 cerca de 158 mil pessoas
O número de pessoas atendidas em 2008 no serviço de urgência do hospital de São Sebastião foi de cerca de 158 mil, revelou o presidente do conselho de administração da unidade de Santa Maria da Feira, Fernando Silva.
“Rota do Vinho e da Vitela” aplaudida pela autarquia
O vinho verde branco é uma mais-valia para o seu concelho, afirmou o presidente da Câmara de Vale de Cambra, José Bastos.
PSP equipada com veículo «segway»
A PSP de S. João da Madeira dispõe a partir de agora do primeiro veículo «segway» ao serviço de uma força de segurança no País, afirmou o presidente da Câmara Municipal, Castro Almeida.
S. João da Madeira no «novo» Praça da Alegria
O programa da RTP «Praça da Alegria» entrevista esta quarta-feira duas professoras de S. João da Madeira. E, na quinta-feira, visita a Universidade Sénior local.
Alunos de Arouca disputam concurso europeu com projectos a pensar no Ambiente
Seis alunos portugueses integram o lote de cerca de 200 estudantes do ensino secundário, de perto de 40 países, participantes no 20º Concurso Europeu de Jovens Cientistas, que arrancou ontem em Copenhaga, na Dinamarca.

© oazonline - geral@oazonline.com