Paulo Neves inspira jovens autores da «Cadeira Parade 2007»

O escultor Paulo Neves, de Cucujães (Oliveira de Azeméis), é um dos artistas que serviu de inspiração aos alunos de uma escola básica de Paredes, autores da exposição «Cadeira Parade 2007».

A mostra, que está patente no Clube Literário do Porto até esta terça-feira, engloba cerca de 40 cadeiras decoradas com base em obras de artistas nacionais.

A iniciativa, que partiu da Associação Empresarial de Paredes, pretende «chamar a atenção dos jovens para o sector do mobiliário», daí a escolha da cadeira como objecto a ser transformado.

«O grande objectivo é através destes trabalhos divulgar a arte, dando a conhecer os nossos artistas», disse à EDV Informação Irene Félix, uma das professoras envolvidas no projecto.

«Esta mostra tem tido um grande impacto desde a primeira hora, pelo que vamos continuar a desenvolver esta iniciativa na escola», afirmou a docente, manifestando-se «muito satisfeita com a adesão do público».

Os trabalhos foram realizados durante as aulas de Educação Visual, por estudantes com idades compreendidas entre os dez e os 16 anos, da Escola EB2/3 de Cristelo (Paredes).

A exposição inclui também cadeiras redesenhadas pelos professores, cujo tema, ao contrário da dos alunos, foi livre.

A «Cadeira Parade 2007» - já exposta em várias zonas do País – segue depois do Clube Literário do Porto para a Tate Modern, em Londres, que a adquiriu em leilão.

Entre os artistas que serviram de inspiração à mostra, além de Paulo Neves, contam-se nomes como João Cutileiro, José de Guimarães, Paula Rego, Almada Negreiros, Júlio Resende, Júlio Pomar ou Vieira da Silva.


Fonte: EDVi
Data: 2008-09-30 20:37

Veja também:
Concurso de presépios aberto à criatividade de todas as idades
O II concurso de presépios promovido pela Câmara de Oliveira de Azeméis, através da Biblioteca Municipal de Ferreira de Castro, aceita trabalhos de todas as instituições e escolas desde o ensino pré-escolar ao ensino superior e sénior.
Lenda de S. Martinho reúne idosos através do teatro
A lenda de S. Martinho é o ponto de partida para mais uma acção do projecto «Gerações Cruzadas» que, a 04 e 18 de Novembro, vai juntar idosos à volta de uma representação teatral.
Bandas filarmónicas vão produzir hino municipal
O município de Oliveira de Azeméis vai ter um hino municipal em 2010, decorrendo o concurso para a sua criação junto das bandas filarmónicas do concelho, anunciou fonte da autarquia.
Hermínio Loureiro recebeu medalha de mérito turístico atribuída pelo Governo à Liga de clubes
A Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP) foi distinguida no passado dia 26 com a medalha de mérito turístico, atribuída pela Secretaria de Estado do Turismo (SET), pelo seu trabalho na dinamização do turismo em Portugal.
Encontro reflecte sobre as vantagens da utilização dos SIG
Os Sistemas de Informação Geográfica (SIG) aplicados às áreas do turismo, saúde, informação ao cidadão e protecção civil vão ser tema de reflexão e debate no encontro «Os SIG na sociedade», promovido pela Câmara de Oliveira de Azeméis.
© oazonline - geral@oazonline.com