Parque EXPO divulga estudo estratégico para a cidade

O estudo estratégico para a regeneração urbana da cidade de Oliveira de Azeméis é apresentado esta quinta-feira pela empresa «Parque EXPO», anunciou a autarquia.

O documento – que define as prioridades de intervenção no futuro desenvolvimento da cidade – é divulgado ao final da tarde no auditório da Praça da Cidade.

«A grande vantagem do estudo é o facto da empresa responsável definir quais as acções principais a desenvolver e que são determinantes para o planeamento que vier a ser feito para a regeneração urbana», afirmou o vereador Ricardo Tavares, em declarações à EDV Informação.

«O que está em causa com este estudo é a definição de um programa de acções necessário para a apresentação de uma candidatura ao Quadro de Referência Estratégico Nacional (QREN)», explicou o responsável pelo sector do urbanismo.

«O estudo contempla uma série de acções que são fundamentais para o desenvolvimento urbano do centro da cidade», acrescentou.

«Embora trazendo contributos muito importantes o trabalho da Parque EXPO é compatível com o trabalho que tem sido desenvolvido pela divisão de planeamento da autarquia», frisou.

O estudo estratégico, desenvolvido desde Setembro de 2008, envolveu «um amplo trabalho de campo» e um conjunto de reuniões com o município e diversas entidades.

Segundo a empresa responsável do estudo, o documento tem em vista «a concretização de um conjunto coerente de operações que configurem um modelo de intervenção na cidade» permitindo «operacionalizar e assegurar a sua revitalização e orientar o seu desenvolvimento urbano».

A Parque EXPO define no estudo seis eixos estratégicos de intervenção, que vão desde «a afirmação de Oliveira de Azeméis como pólo industrial, de serviços e do conhecimento» ao «reforço de equipamentos e protecção e reabilitação da estrutura edificada», à «articulação urbana e melhoria das condições e mobilidade e acessibilidade», à «valorização do espaço público e da estrutura verde», à «requalificação ambiental» e à «administração, cooperação territorial e promoção da cidade».

O estudo destaca «seis operações estruturantes» sobre locais específicos, «com efeitos multiplicadores sobre toda a cidade».

A equipa técnica, que desenvolveu o estudo durante seis meses, define como ideias estratégicas a afirmação e consolidação de um eixo urbano, a reabilitação do centro identitário de Oliveira de Azeméis e a criação de uma circular de enquadramento da principal área de consolidação da cidade com uma estrutura viária, a poente, e um parque urbano de 64 hectares, a nascente.

O documento sublinha ainda a articulação do parque de La Salette com o centro, a concretização do projecto de criação do campus da Universidade de Aveiro e a criação de espaços de acolhimento empresarial de qualidade através do desenvolvimento da zona industrial de Ul-Loureiro.

No que se refere ao financiamento o estudo destaca como fontes o Quadro de Referência Estratégico Nacional, a autarquia e entidades públicas e privadas


Fonte: EDVI
Data: 2009-07-30 15:23

Veja também:
Concurso de presépios aberto à criatividade de todas as idades
O II concurso de presépios promovido pela Câmara de Oliveira de Azeméis, através da Biblioteca Municipal de Ferreira de Castro, aceita trabalhos de todas as instituições e escolas desde o ensino pré-escolar ao ensino superior e sénior.
Lenda de S. Martinho reúne idosos através do teatro
A lenda de S. Martinho é o ponto de partida para mais uma acção do projecto «Gerações Cruzadas» que, a 04 e 18 de Novembro, vai juntar idosos à volta de uma representação teatral.
Bandas filarmónicas vão produzir hino municipal
O município de Oliveira de Azeméis vai ter um hino municipal em 2010, decorrendo o concurso para a sua criação junto das bandas filarmónicas do concelho, anunciou fonte da autarquia.
Hermínio Loureiro recebeu medalha de mérito turístico atribuída pelo Governo à Liga de clubes
A Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP) foi distinguida no passado dia 26 com a medalha de mérito turístico, atribuída pela Secretaria de Estado do Turismo (SET), pelo seu trabalho na dinamização do turismo em Portugal.
Encontro reflecte sobre as vantagens da utilização dos SIG
Os Sistemas de Informação Geográfica (SIG) aplicados às áreas do turismo, saúde, informação ao cidadão e protecção civil vão ser tema de reflexão e debate no encontro «Os SIG na sociedade», promovido pela Câmara de Oliveira de Azeméis.
© oazonline - geral@oazonline.com