Parque temático de moinhos de Azeméis em fase de conclusão

Moinhos a funcionar no descasque do arroz, um núcleo museológico do moinho e do pão, um auditório, salas para exposições, caminhos pedestres, um centro de interpretação da paisagem envolvente, alguns espigueiros. Estas são as principais estruturas que compõem o Parque Temático Molinológico de Oliveira de Azeméis, que deverá estar definitivamente concluído em meados do próximo ano.

A recuperação da totalidade dos 11 moinhos, sete da câmara local e quatro privados, deverá estar terminada no final deste ano. Depois disso, será necessário uma operação de "cosmética", ou seja, tratar dos percursos pedestres, colocar painéis informativos e distribuir a sintética pelo espaço, que ocupa uma extensão de 38 hectares, numa área onde os rios de Antuã e Ul confluem. É precisamente na freguesia de Ul que está a nascer o parque temático, que corresponde a um investimento global de cerca de 625 mil euros.

"Este projecto prevê a criação de um programa de actividades e acções para se tirar partido dos moinhos e das próprias características da área", explica o vereador responsável pelo sector do Turismo da câmara oliveirense, António Rosa. A ideia desta iniciativa passa por captar a atenção "dos mais jovens, bem como de outro tipo de público" para uma infra-estrutura que, acima de tudo, pretende "recriar o que foi a realidade daquele espaço".

O responsável recorda, por outro lado, que a valorização do património edificado e natural foi o fio condutor da intervenção. "O parque temático terá uma ligação muito forte com o meio envolvente, sustenta. António Rosa adianta ainda que "o propósito da câmara municipal é realizar todo um trabalho de preservação do que foi a história e as raízes do descasque do arroz e da moagem do pão".

O projecto começou a ser delineado há três anos, assente em duas vertentes. Uma imaterial, concluída no final de 2003, que correspondeu a um levantamento antropológico e histórico de toda uma cultura ligada à actividade dos antigos moinhos. A parte material, que diz respeito às obras, está a caminhar para a sua conclusão.


Fonte: Publico
Data: 2005-11-10 19:07

Veja também:
Concurso de presépios aberto à criatividade de todas as idades
O II concurso de presépios promovido pela Câmara de Oliveira de Azeméis, através da Biblioteca Municipal de Ferreira de Castro, aceita trabalhos de todas as instituições e escolas desde o ensino pré-escolar ao ensino superior e sénior.
Lenda de S. Martinho reúne idosos através do teatro
A lenda de S. Martinho é o ponto de partida para mais uma acção do projecto «Gerações Cruzadas» que, a 04 e 18 de Novembro, vai juntar idosos à volta de uma representação teatral.
Bandas filarmónicas vão produzir hino municipal
O município de Oliveira de Azeméis vai ter um hino municipal em 2010, decorrendo o concurso para a sua criação junto das bandas filarmónicas do concelho, anunciou fonte da autarquia.
Hermínio Loureiro recebeu medalha de mérito turístico atribuída pelo Governo à Liga de clubes
A Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP) foi distinguida no passado dia 26 com a medalha de mérito turístico, atribuída pela Secretaria de Estado do Turismo (SET), pelo seu trabalho na dinamização do turismo em Portugal.
Encontro reflecte sobre as vantagens da utilização dos SIG
Os Sistemas de Informação Geográfica (SIG) aplicados às áreas do turismo, saúde, informação ao cidadão e protecção civil vão ser tema de reflexão e debate no encontro «Os SIG na sociedade», promovido pela Câmara de Oliveira de Azeméis.
© oazonline - geral@oazonline.com