Proposto encerramento de dez maternidades

A Comissão de Saúde Materno e Neonatal, que avaliou as urgências obstétricas nos hospitais, vai apresentar ao Ministério da Saúde uma proposta de concentração das maternidades e a redistribuição dos seus recursos, defendendo o encerramento de dez unidades.

A proposta desta comissão prevê uma redução das cerca de 50 urgências de obstetrícia para perto de 40 unidades onde as mulheres portugueses poderão continuar a ter os seus filhos, segundo a edição desta sexta-feira do jornal ‘Público’.

A elaboração do referido relatório tem por objectivo garantir a segurança das mulheres e das crianças, sendo elaborado com base na avaliação da falta de especialistas e o reduzido número de partos/ano feitos em pequenos hospitais.

Na região Centro, é proposto o encerramento da maternidade de Lamego sendo os partos desta unidade divididos entre Vila Real e Viseu. A Urgência Obstétrica de Oliveira de Azeméis seria concentrada na Feira e, no caso da Figueira da Foz, uma parte dos partos passaria para uma das maternidades de Coimbra e para o hospital de Leiria.

No Norte, é proposta a transferência dos partos do hospital de Santo Tirso, em Famalicão, de Amarante e de Barcelos para as unidades do Vale do Sousa e de Braga.

No Sul, os partos de Torres Vedras distribuir-se-iam pelas Caldas da Rainha e por Lisboa - Hospital de Santa Maria e Maternidade de Alfredo da Costa. Cascais e Vila Franca de Xira são casos em dúvida, já que vão ser substituídos por hospitais a construir em parceria público-privada.

O possível encerramento da Urgência Obstétrica de Elvas pode levar os partos para Portalegre e Badajoz. Beja e Évora mantêm-se, tal como Portimão e Faro.

No caso dos hospitais da Guarda, Castelo Branco e Covilhã, considera-se também indispensável e urgente a concentração em uma ou duas unidades. O mesmo deverá acontecer no caso do Centro Hospitalar do Nordeste Transmontano (CHNT), que tem duas maternidades.


Fonte: Correio da Manhã
Data: 2006-03-10 12:45

Veja também:
PSD ganha intercalares em Macieira de Sarnes
O PSD ganhou as eleições intercalares para a Assembleia de Freguesia de Macieira de Sarnes, no concelho de Oliveira de Azeméis.
PSD solidário com autarca de Oliveira de Azeméis constituido arguido
O PSD de Oliveira de Azeméis solidarizou-se ontem com o presidente da Câmara, Ápio Assunção, convidado a demitir-se pelo PS por ser arguido num processo relativo ao desvio de materiais do estaleiro municipal.
PS reclama demissão de presidente (PSD) por ser arguido
O PS de Oliveira de Azeméis considerou ontem que o social-democrata Ápio Assunção "não tem condições políticas" para continuar como presidente da Câmara, por ser arguido num processo de desvio de materiais do estaleiro municipal.
PS acusa Câmara de "dívida brutal"
A dívida da Câmara de Oliveira de Azeméis é "brutal", segundo a presidente da Concelhia do PS e deve atingir "provavelmente os 70 milhões de euros", segundo a presidente da Concelhia do Partido Socialista.
Pecados da cidade segundo o PS
O PS concelhio promoveu uma visita pela área central da cidade para demonstrar os problemas relacionados com as acessibilidades e a requalificação urbana. Os socialistas criticaram aquilo que entendem estar menos bem e também fizeram sugestões.
© oazonline - geral@oazonline.com