Moinhos de Ul já recebem visitas

O programa completo do Parque Molinológico está a ser aprontado, mas as intervenções nos 11 moinhos já terminaram. E, enquanto as visitas já se sucedem, a Câmara quer transformar o pólo num vector de defesa ambiental.

Durante o 2º semestre do corrente ano, o Parque Temático Molinológico de Oliveira de Azeméis, situado em Ul e nos limites desta freguesia com Travanca e Loureiro, junto aos rios UL e Antuã, estará concluído, não só com os moinhos devidamente recuperados - processo que terminou no passado mês de Março -, mas também com um programa de animação e de actividades que visa reforçar-lhe a atractividade. Sendo de referir que, no momento, já decorrem visitas organizadas, nomeadamente por escolas da área, e realizadas por particulares.

Recorde-se que o projecto integra 11 moinhos, quatro dos quais privados, e que corporiza um investimento de quase um milhão de euros, sendo que as responsabilidades financeiras se repartem pelos promotores públicos e privados, com o orçamento - diga-se - a ser fortemente suportado por fundos europeus.

Em contacto com a Imprensa, o vereador António Rosa, acompanhado por técnicos do Gabinete de Turismo, destacou o trabalho empreendido, tendo salientado que a concretização do projecto se iniciou com um trabalho de levantamento dos moinhos existentes e enquadráveis e de contextualização antropológico, remetendo para a história regional e, nomeadamente, para o evoluir da actividade económica, com uma primeira utilização da força das águas para moer o pão a ser, depois, complementada pelo descasque de arroz.

Em termos das infraestruturas a implantar no Parque destaque para a vertente museológica, com o Núcleo do Moinho e do Pão a deter lugar de destaque e a ser depositário de acervo documental. Mas, registe-se que as memórias do passado também poderão ser apreciados pela ‘viva voz’ de alguns dos protagonistas dos ‘tempos idos’, com o respectivo registo a estar disponível num Espaço Multimédia.

Ainda relativamente ao plano estratégico que presidiu à ‘edificação’ do Parque Molinológico, Rosa fez questão de ligar a vertente histórica à ambiental, ‘conjugando’ turismo com sensibilização ecológico, processo ao qual a Câmara pretende associar as escolas concelhias, principalmente as que se situam na área geográfica envolvente. Aliás, próximo situa-se a ‘Ecoescola’ de Loureiro (a EB 2,3), que, face à evidente poluição que ataca as águas, aí encontrará um ‘bom’ tema de trabalho. E o vereador referiu, ainda, que a "manutenção permanente" dos espaços envolventes e dos acessos - via floresta - será uma ‘preocupação’ constante.

E, num momento em que até já decorrem visitas ao Parque, nomeadamente por parte de alunos de escolas, há quem - para lá dos responsáveis camarários - anteveja um futuro promissor para aquela ‘infraestrutura’. É o caso do empresário Valente Marques, da ‘Caçarola’, que foi ao baú do passado buscar a memória e o entusiasmo pelos moinhos, tendo enfatizado a importância destes no desenvolvimento local da indústria do arroz. Diga-se, aliás, que ele foi um dos que esteve na génese da UDAUL - União dos Descascadores de Arroz de Ul, que agregou seis dezenas de moleiros.

Foi com uma ‘ponta’ de emoção que apresentou o seu moinho recuperado, e em ‘plena’ laboração. Valente Marques contou com gosto os elogios recebidos por parte de alguns dos clientes da sua empresa que o têm visitado. E disse ser dos que acreditam na mais-valia turística do Parque Temático, em especial para as gerações mais jovens. Como único senão, o facto das ‘coisas’ não terem andado tão depressa como ele gostaria.


Fonte: A Voz de Azeméis
Data: 2006-04-21 02:00

Veja também:
Concurso de presépios aberto à criatividade de todas as idades
O II concurso de presépios promovido pela Câmara de Oliveira de Azeméis, através da Biblioteca Municipal de Ferreira de Castro, aceita trabalhos de todas as instituições e escolas desde o ensino pré-escolar ao ensino superior e sénior.
Lenda de S. Martinho reúne idosos através do teatro
A lenda de S. Martinho é o ponto de partida para mais uma acção do projecto «Gerações Cruzadas» que, a 04 e 18 de Novembro, vai juntar idosos à volta de uma representação teatral.
Bandas filarmónicas vão produzir hino municipal
O município de Oliveira de Azeméis vai ter um hino municipal em 2010, decorrendo o concurso para a sua criação junto das bandas filarmónicas do concelho, anunciou fonte da autarquia.
Hermínio Loureiro recebeu medalha de mérito turístico atribuída pelo Governo à Liga de clubes
A Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP) foi distinguida no passado dia 26 com a medalha de mérito turístico, atribuída pela Secretaria de Estado do Turismo (SET), pelo seu trabalho na dinamização do turismo em Portugal.
Encontro reflecte sobre as vantagens da utilização dos SIG
Os Sistemas de Informação Geográfica (SIG) aplicados às áreas do turismo, saúde, informação ao cidadão e protecção civil vão ser tema de reflexão e debate no encontro «Os SIG na sociedade», promovido pela Câmara de Oliveira de Azeméis.
© oazonline - geral@oazonline.com