Comissão garante brilho às Festas de La Salette

O regresso ao passado e à genuinidade das Festas de La Salette. É esta a aposta da Fundação La Salette para as festividades deste ano que decorrem entre os dias 5 e 14 de Agosto.

O programa, apresentado pela Comissão alargada de Festas, revela isso mesmo: o elevado cariz popular e religioso dos festejos que arrastam anualmente milhares de pessoas ao santuário inaugurado em 1880.

A redução dos custos em 50 por cento em relação à edição de 2005 e o envolvimento de parceiros como os órgãos de comunicação social na forma gratuita de animarem o recinto são alguns dos aspectos que marcam a diferença relativamente à organização de 2005.

Segundo Paulo Ferreira, da Comissão de Festas, ‘a colaboração da imprensa local é fundamental para a redução do orçamento’. Dessa forma, a animação dos dias 7,8,9 e 10 será da responsabilidade dos órgãos de comunicação do concelho mediante acordo prévio com a Comissão.

A redução de custos, na qual se inclui a ausência de um grupo estrangeiro no tradicional Festival de Folclore, não retira brilho às festas, garantem os responsáveis. A apresentação pública da Comissão a três meses do início dos Festejos é justificada por Paulo Ferreira pela necessidade de se iniciar já esta sexta-feira o peditório na freguesia de Oliveira de Azeméis. Nas restantes 18 freguesias a Comissão irá apostar na venda de rifas e na angariação de publicidade junto do meio empresarial.

No encontro com os jornalistas, onde foram dados a conhecer o programa provisório e os elementos de cada freguesia que compõem a Comissão alargada, Paulo Ferreira anunciou que todos os espectáculos se realizarão no parque.

Adiantou como novidades a iluminação integral da Capela de La Salette e a distribuição do espectáculo do fogo de artifício pelos dias 12 e 13 (sábado e domingo) como forma de atrair o maior número de pessoas ao parque.

A ‘tarde das merendas’ no último dia das Festas, que coincide com o Feriado Municipal, será acompanhada pela actuação de alguns ranchos como forma de ‘fazer reviver o passado’, salientou Paulo Ferreira a quem Amaro Simões, vogal do Conselho de Administração da Fundação La Salette, agradeceu a entrega gratuita e generosa de toda a Comissão e da Comunicação social na dignificação das Festas, da Fundação La Salette e da própria cidade de Oliveira de Azeméis.

O programa, ainda com carácter provisório, apresenta actividades desportivas, um festival de Jovens Artistas, as Procissões das Velas e do Triunfo, nos dias 6 e 13, respectivamente, e a actuação de artistas do panorama musical português onde se destaca a actuação da cantora oliveirense Ana Cláudia.

O programa definitivo será apresentado durante o mês de Junho.


Fonte: oazonline
Data: 2006-05-16 00:53

Veja também:
Concurso de presépios aberto à criatividade de todas as idades
O II concurso de presépios promovido pela Câmara de Oliveira de Azeméis, através da Biblioteca Municipal de Ferreira de Castro, aceita trabalhos de todas as instituições e escolas desde o ensino pré-escolar ao ensino superior e sénior.
Lenda de S. Martinho reúne idosos através do teatro
A lenda de S. Martinho é o ponto de partida para mais uma acção do projecto «Gerações Cruzadas» que, a 04 e 18 de Novembro, vai juntar idosos à volta de uma representação teatral.
Bandas filarmónicas vão produzir hino municipal
O município de Oliveira de Azeméis vai ter um hino municipal em 2010, decorrendo o concurso para a sua criação junto das bandas filarmónicas do concelho, anunciou fonte da autarquia.
Hermínio Loureiro recebeu medalha de mérito turístico atribuída pelo Governo à Liga de clubes
A Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP) foi distinguida no passado dia 26 com a medalha de mérito turístico, atribuída pela Secretaria de Estado do Turismo (SET), pelo seu trabalho na dinamização do turismo em Portugal.
Encontro reflecte sobre as vantagens da utilização dos SIG
Os Sistemas de Informação Geográfica (SIG) aplicados às áreas do turismo, saúde, informação ao cidadão e protecção civil vão ser tema de reflexão e debate no encontro «Os SIG na sociedade», promovido pela Câmara de Oliveira de Azeméis.
© oazonline - geral@oazonline.com