Histórias tradicionais revivem outros tempos

Contribuir para a protecção, recuperação e divulgação do património oral é o objectivo do projecto “Velhas Palavras Novas Leituras”, promovido pela Associação de Municípios das Terras de Santa Maria.

A apresentação do projecto terá lugar no dia 21 de Maio, pelas 15 horas, no Europarque em Santa Maria da Feira.

O trabalho de campo de pouco mais de um ano tem agora o seu resultado prático: a colectânea “Poesia Popular e Melodias da região do Entre Douro e Vouga”, a colecção “Contos tradicionais da região do Entre Douro e Vouga”, o livro “Zás-Trás-Pás, eis os contos que o livro traz” e a construção de um sítio na Internet com história e tradições de parte do norte do distrito de Aveiro.

Dois grupos de investigadores – envolvidos no projecto “Velhas Palavras Novas Leituras”, promovido pela Associação de Municípios das Terras de Santa Maria – percorreram, entre Março de 2004 e o final do passado ano, os cinco concelhos que constituem o Entre Douro e Vouga (Arouca, Oliveira de Azeméis, S. João da Madeira, Santa Maria da Feira e Vale de Cambra). A missão foi recolher contos tradicionais, poesia popular e melodias, com a intenção de contribuir para a protecção, recuperação e divulgação do património oral.

“Pretende-se com esta iniciativa promover o livro e a leitura e, simultaneamente, levar a cabo uma intervenção de fundo na reabilitação do património cultural da região, na vertente da oralidade, preservando-se a memória e identidade locais”, afirma Santos Costa, coordenador do projecto.

“Demos mais um passo de um processo que se pretende tenha continuação, pois o que se ambiciona é uma dinâmica de continuidade e inovação nas formas e conteúdos, enriquecendo aos poucos as colecções agora editadas”, acrescenta Santos Costa, Secretário Geral da Associação de Municípios de Terras de Santa Maria.

A recolha

Os investigadores realizaram duas pesquisas distintas: de contos tradicionais e da poesia e suas melodias – em ambos os casos visando identificar e enquadrar referências históricas existentes no agrupamento de municípios que integram o Entre Douro e Vouga. A Associação de Municípios das Terras de Santa Maria considera que estas recolhas “são um contributo essencial para a protecção, recuperação e divulgação do património oral, preservando a herança e identidade cultural da região”.

O denominado arquivo de trabalho de campo da colecção de contos tradicionais é composto por 512 contos de tradição oral, encontrando-se nos reservados das bibliotecas municipais em consulta condicionada. Desta amostra, foram constituídas duas colecções: uma de contos de tradição oral (123 contos), destinada à consulta nas bibliotecas; outra, a colectânea “Contos Tradicionais da região do Entre Douro e Vouga”, que foi alvo de edição em CD e “booklet” de acompanhamento contendo 23 contos representativos da região e seleccionados segundo as normas do Catálogo Internacional dos Contos Populares. António Fontinha e Ana Azevedo, da Associação Rumo à Margem, foram os responsáveis pela recolha.

A colectânea “Poesia Popular e Melodias da região do Entre Douro e Vouga” contempla cinco conjuntos, um por concelho (CD áudio, DVD e um “booklet”). A pesquisa de etnomusicologia foi realizada pela equipa de investigação da “Tradissom”, com coordenação científica de Susana Sardo e Jorge Castro Ribeiro, da Universidade de Aveiro. O material resultante desta investigação está disponível sob a forma de um arquivo de trabalho de campo, constituído por 62 DVD´s, uma colecção de 36 CD´s (com base de dados que reúnem a informação escrita informativa, respeitante a cada item captado em áudio e vídeo) e cinco CD´s de arquivo de fotos, com identificação dos intérpretes intervenientes nas gravações. Este arquivo também se encontra nos reservados de cada uma das bibliotecas municipais, em consulta condicionada.

Enquadrado na política de promoção do livro e da leitura acaba de ser editado o primeiro livro da colecção “Velhas Palavras Novas Leituras” intitulado “Zás Trás Pás, eis os contos que o livro traz” para o público infantil. Este trabalho inclui a adaptação escrita e respectivas ilustrações de cinco contos tradicionais, um de cada concelho extraídos da colecção de “Contos Tradicionais da Região do Entre Douro e Vouga” e produzidos por adaptadores e ilustradores locais. A ideia é dar continuidade a este processo, levando a cabo a edição dos restantes contos através da realização de concursos escolares.

O projecto

O resultado deste projecto pode ser consultado nas páginas da Internet dos municípios envolvidos, assim como no futuro portal regional a criar no âmbito do projecto “Entre Douro e Vouga Digital”.

“Com estas recolhas quisemos assegurar que o património cultural oral fosse entendido como uma importante parte da sociedade, encarado como um recurso disponível que possibilita as gerações vindouras dele usufruir, de acordo com os seus interesses, em suportes baseados nos novos parâmetros da sociedade da informação”, refere Santos Costa.

O projecto “Velhas Palavras Novas Leituras” – integrado na iniciativa “Bibliotecas Vivas” – teve um custo de cerca de 300 mil euros, verba financiada pelo Programa Operacional da Região Norte (ON), 75% da qual comparticipada pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER).

Pela colaboração e envolvimento de todos os participantes neste projecto, a AMTSM manifesta publicamente o seu reconhecimento.


Fonte: oazonline
Data: 2006-05-17 00:02

Veja também:
Urgência do hospital de São Sebastião atendeu em 2008 cerca de 158 mil pessoas
O número de pessoas atendidas em 2008 no serviço de urgência do hospital de São Sebastião foi de cerca de 158 mil, revelou o presidente do conselho de administração da unidade de Santa Maria da Feira, Fernando Silva.
“Rota do Vinho e da Vitela” aplaudida pela autarquia
O vinho verde branco é uma mais-valia para o seu concelho, afirmou o presidente da Câmara de Vale de Cambra, José Bastos.
PSP equipada com veículo «segway»
A PSP de S. João da Madeira dispõe a partir de agora do primeiro veículo «segway» ao serviço de uma força de segurança no País, afirmou o presidente da Câmara Municipal, Castro Almeida.
S. João da Madeira no «novo» Praça da Alegria
O programa da RTP «Praça da Alegria» entrevista esta quarta-feira duas professoras de S. João da Madeira. E, na quinta-feira, visita a Universidade Sénior local.
Alunos de Arouca disputam concurso europeu com projectos a pensar no Ambiente
Seis alunos portugueses integram o lote de cerca de 200 estudantes do ensino secundário, de perto de 40 países, participantes no 20º Concurso Europeu de Jovens Cientistas, que arrancou ontem em Copenhaga, na Dinamarca.
© oazonline - geral@oazonline.com