Fundação La Salette repudia novos actos de vandalismo

Os actos de vandalismo voltaram ao parque de La Salette. Em apenas três meses esta é a segunda vez que o vandalismo assolou este espaço de rara beleza localizado em Oliveira de Azeméis.

O grupo de vândalos, ao que se sabe jovens, deram largas à sua voracidade tendo destruído quatro placas de identificação do circuito de manutenção e não satisfeitos devastaram ainda vasos e plantas que se encontravam dentro da gruta situada mesmo ao lado da capela.

Nem as velas e os restos de cera do crematório do santuário escaparam à fúria dos jovens que as lançaram para o interior da gruta, deixando uma imagem desagradável aos olhos dos visitantes.

A acção dos vândalos só foi parada com a intervenção do responsável do santuário não sem que este tenha sido alvo de arremesso de pedras por parte dos jovens.  Em Abril passado os prejuízos  causados rondam os três mil euros. Após trabalho de investigação levado a cabo pela GNR de Oliveira de Azeméis foram identificados os autores dos actos de vandalismo tendo seguido o procedimento normal na justiça.

Em Abril deste ano o parque, sob a gestão da Fundação La Salette, foi alvo de vandalismo, acto repudiado de imediato por toda a comunidade que manifestou a sua revolta.

Três meses depois, com o regresso de mais actos de selvajaria, os responsáveis da Fundação voltam a repudiar estas acções de quem persiste em continuar a agredir de forma violenta um espaço que é de todos os oliveirenses. São atitudes inqualificáveis de energúmenos mas que não colocam em causa os investimentos e as melhorias que a Fundação pretende introduzir na mancha verde da cidade.

No âmbito desse trabalho, a Fundação La Salette apresenta este sábado aos autarcas, numa sessão marcada para as 11h00 na estalagem S. Miguel, o estudo prévio do projecto de arquitectura paisagista para a recuperação do parque. Nova apresentação do estudo está marcada para o dia 8 de Julho mas desta vez dirigida à população, que os dirigentes da Fundação querem ver envolvida na discussão e na preservação do ex-libris de Oliveira de Azeméis.


Fonte: oazonline
Data: 2006-06-29 19:07

Veja também:
Concurso de presépios aberto à criatividade de todas as idades
O II concurso de presépios promovido pela Câmara de Oliveira de Azeméis, através da Biblioteca Municipal de Ferreira de Castro, aceita trabalhos de todas as instituições e escolas desde o ensino pré-escolar ao ensino superior e sénior.
Lenda de S. Martinho reúne idosos através do teatro
A lenda de S. Martinho é o ponto de partida para mais uma acção do projecto «Gerações Cruzadas» que, a 04 e 18 de Novembro, vai juntar idosos à volta de uma representação teatral.
Bandas filarmónicas vão produzir hino municipal
O município de Oliveira de Azeméis vai ter um hino municipal em 2010, decorrendo o concurso para a sua criação junto das bandas filarmónicas do concelho, anunciou fonte da autarquia.
Hermínio Loureiro recebeu medalha de mérito turístico atribuída pelo Governo à Liga de clubes
A Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP) foi distinguida no passado dia 26 com a medalha de mérito turístico, atribuída pela Secretaria de Estado do Turismo (SET), pelo seu trabalho na dinamização do turismo em Portugal.
Encontro reflecte sobre as vantagens da utilização dos SIG
Os Sistemas de Informação Geográfica (SIG) aplicados às áreas do turismo, saúde, informação ao cidadão e protecção civil vão ser tema de reflexão e debate no encontro «Os SIG na sociedade», promovido pela Câmara de Oliveira de Azeméis.
© oazonline - geral@oazonline.com