Festas de La Salette iniciam-se este sábado

A maior devoção religiosa dos oliveirenses cumpre-se já este sábado, 5 de Agosto, com o início das Festas em honra de Nossa Senhora de La Salette.

A cidade de Oliveira de Azeméis e o recinto à volta do santuário, onde decorrem os festejos, estão engalanados para receber milhares de visitantes e turistas que nesta altura do ano acorrem ao parque de La Salette.

O programa, de características populares, foi elaborado a pensar nos oliveirenses a quem foi efectuado um peditório porta-a-porta. Além de ter retomado esta prática é intenção também da Comissão de Festas apostar nas merendas no parque, uma tradição muito apreciada pela população.

A religiosidade dos festejos ficará marcada pelas procissões do Triunfo e das Velas que transportará a imagem entre o santuário e a igreja matriz. O lado recreativo das festas é assegurado por espectáculos musicais, abertos à população.

Samba e música, com artistas conhecidos do público, preenchem quase todo o programa mas há espaço também para o folclore e para a actuação de bandas filarmónicas. O desporto fica marcado com um torneio de ténis, um encontro nacional de cicloturismo, o grande prémio de atletismo La Salette e uma prova de tiro aos pratos.

Além da iluminação do parque, donde sobressai o cuidado especial na luminosidade do coreto e da capela erguida no século passado em cumprimento de uma promessa, a Fundação La Salette tem garantido outras melhorias no recinto. As intervenções têm incidido em várias áreas desde o desporto à cultura. O projecto ‘Parque de Artes´é um bom exemplo cultural. No seguimento da política cultural traçada para o parque é inaugurada este sábado, às 18h00, na estalagem S. Miguel, uma exposição de pintura de José Santos. O artista, natural do concelho de Oliveira de Azeméis terá patente até 20 deste mês, diariamente entre as 15 e as 22h00, a exposição ‘A Minha Terra’.

A exposição de José Santos marca o início cultural das Festas e é a primeira de muitas actividades que se vão desenrolar até 14 de Agosto. A organização é da Comissão de Festas, liderada por Paulo Ferreira e Sérgio Gama e o objectivo da equipa é fazer deste evento as verdadeiras festas do concelho, reunindo à sua volta toda a população do concelho.


Fonte: oazonline
Data: 2006-08-03 15:41

Veja também:
Concurso de presépios aberto à criatividade de todas as idades
O II concurso de presépios promovido pela Câmara de Oliveira de Azeméis, através da Biblioteca Municipal de Ferreira de Castro, aceita trabalhos de todas as instituições e escolas desde o ensino pré-escolar ao ensino superior e sénior.
Lenda de S. Martinho reúne idosos através do teatro
A lenda de S. Martinho é o ponto de partida para mais uma acção do projecto «Gerações Cruzadas» que, a 04 e 18 de Novembro, vai juntar idosos à volta de uma representação teatral.
Bandas filarmónicas vão produzir hino municipal
O município de Oliveira de Azeméis vai ter um hino municipal em 2010, decorrendo o concurso para a sua criação junto das bandas filarmónicas do concelho, anunciou fonte da autarquia.
Hermínio Loureiro recebeu medalha de mérito turístico atribuída pelo Governo à Liga de clubes
A Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP) foi distinguida no passado dia 26 com a medalha de mérito turístico, atribuída pela Secretaria de Estado do Turismo (SET), pelo seu trabalho na dinamização do turismo em Portugal.
Encontro reflecte sobre as vantagens da utilização dos SIG
Os Sistemas de Informação Geográfica (SIG) aplicados às áreas do turismo, saúde, informação ao cidadão e protecção civil vão ser tema de reflexão e debate no encontro «Os SIG na sociedade», promovido pela Câmara de Oliveira de Azeméis.
© oazonline - geral@oazonline.com