Bandeira de Prata da Mobilidade para Oliveira de Azeméis

A Associação Portuguesa de Planeadores do Território (APPLA) atribuiu, esta terça-feira, a Oliveira de Azeméis a 12ª Bandeira de Prata da Mobilidade.

«Se hoje a APPLA se congratula pelo esforço desenvolvido pelo município de Oliveira de Azeméis na abolição de barreiras arquitectónicas, também não poderá deixar de firmar a sua confiança na continuação deste esforço e, sobretudo, no alargamento da agenda de preocupações neste domínio», disse a presidente da APPLA, Ângela Fernandes, durante a cerimónia de entrega do galardão.

A mesma responsável desafiou o município - um dos 74 aderentes à APPLA – a adoptar as recomendações do Livro Verde «Por uma nova cultura de mobilidade urbana», da Comissão Europeia.

Ângela Fernandes apelou ainda à «continuação do desenvolvimento de acções que promovam o aumento da qualidade de vida na cidade».

A atribuição do galardão decorre da avaliação da APPLA ao trabalho desenvolvido pela Câmara de Oliveira de Azeméis no âmbito da Rede Nacional de Cidades e Vilas com Mobilidade para Todos.

Desde a sua adesão, em 2003, a autarquia eliminou 38 por cento das barreiras arquitectónicas na cidade, percentagem que o presidente do município, Ápio Assunção, considera «ainda insuficiente».

«A autarquia não é a única responsável neste trabalho, pois outros serviços públicos têm que adoptar medidas idênticas, assim como outras entidades têm que intervir nos seus espaços», disse o autarca.

«A entrega ao município desta bandeira é para nós um motivo de grande satisfação mas ao mesmo tempo, ao verificarmos o que fizemos para a merecer, ficamos ainda muito desolados porque afinal chegamos à conclusão que o mais difícil está ainda por concretizar», afirmou Ápio Assunção.

A criação de zonas pedonais ou a execução de passadeiras associada ao rebaixamento de guias dos passeios, são algumas das intervenções que justificaram o reconhecimento.

A autarquia, em colaboração com a APPLA, tem agora em preparação um conjunto de acções que passam pela programação de futuras intervenções, o debate técnico e a discussão pública sobre a temática da mobilidade sustentável.

A Bandeira de Prata da Mobilidade destina-se a distinguir os municípios pela implementação superior a 30 por cento das acções propostas no Plano de Intervenção das Acessibilidades.


Fonte: EDVi
Data: 2008-03-05 16:06

Veja também:
Concurso de presépios aberto à criatividade de todas as idades
O II concurso de presépios promovido pela Câmara de Oliveira de Azeméis, através da Biblioteca Municipal de Ferreira de Castro, aceita trabalhos de todas as instituições e escolas desde o ensino pré-escolar ao ensino superior e sénior.
Lenda de S. Martinho reúne idosos através do teatro
A lenda de S. Martinho é o ponto de partida para mais uma acção do projecto «Gerações Cruzadas» que, a 04 e 18 de Novembro, vai juntar idosos à volta de uma representação teatral.
Bandas filarmónicas vão produzir hino municipal
O município de Oliveira de Azeméis vai ter um hino municipal em 2010, decorrendo o concurso para a sua criação junto das bandas filarmónicas do concelho, anunciou fonte da autarquia.
Hermínio Loureiro recebeu medalha de mérito turístico atribuída pelo Governo à Liga de clubes
A Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP) foi distinguida no passado dia 26 com a medalha de mérito turístico, atribuída pela Secretaria de Estado do Turismo (SET), pelo seu trabalho na dinamização do turismo em Portugal.
Encontro reflecte sobre as vantagens da utilização dos SIG
Os Sistemas de Informação Geográfica (SIG) aplicados às áreas do turismo, saúde, informação ao cidadão e protecção civil vão ser tema de reflexão e debate no encontro «Os SIG na sociedade», promovido pela Câmara de Oliveira de Azeméis.
© oazonline - geral@oazonline.com