Barbearia é «santuário» de Elvis Presley

Aníbal Simão, barbeiro em Oliveira de Azeméis, fez-se à estrada em 2002, atravessando uma grande parte da América, numa viagem de autocarro que demorou 37 horas.

Os olhos embargaram-se quando finalmente chegou a Graceland, a casa onde Elvis Presley viveu.

«Ir a Memphis visitar a mansão do “Rei do Rock” era um sonho que julgava impossível concretizar», contou Aníbal Simão, 58 anos.

A história deste fã de Elvis Presley começou aos 12 anos quando comprou um livro sobre a vida do fenómeno de Memphis.

«Se a memória não me escapa custou à volta de 15 escudos e comprei-o numa livraria no Porto», recordou.

Desde esse dia a paixão foi aumentando. Sempre que podia arranjava tempo para «coscuvilhar» lojas, livrarias ou casas de discos à procura «fosse do que fosse» sobre Elvis Presley.

Livros, quadros, autobiografias, vídeos, cd's, discos de vinil, meias, gravatas, camisas, camisolas, roupa interior, sapatos, porta-chaves, louça, recortes de jornais e revistas, uma infindável colecção sobre a vida e a obra do cantor.

Aos poucos construiu um autêntico museu, primeiro em casa e depois no seu local de trabalho, a barbearia.

Elvis Presley só lhe deu alegrias. A única vez que ficou «desolado e triste» foi quando soube da sua morte em 1977.

«Tomei conhecimento da notícia pela rádio. Tinha vindo da Guiné, onde prestei serviço militar. Chorei todo o dia», lembrou.

Aníbal ou «Elvis» - como também é conhecido - resolveu há dois meses dividir o salão onde trabalha e aí passar a dormir.

«Não passo um dia sem ouvir Elvis Presley e faço-o de manhã à noite», disse.

Em nome da veneração que tem ao «Rei» baptizou a filha mais nova com o nome de Lisa, numa homenagem à filha do mítico cantor.

Mais recentemente envolveu a neta ao inscrevê-la no Clube de Fãs - Elvis «Burning Star».

«A Sofia é sócia desde 08 de Janeiro de 2007, data de nascimento do cantor, e é uma das mais jovens fãs em todo o mundo», acrescentou.

Todos os dias Aníbal Simão reza. Nas suas preces pede uma bênção divina para a família e naturalmente para o autor de êxitos como «Love me Tender».


Fonte: EDVi
Data: 2008-05-19 00:14

Veja também:
Concurso de presépios aberto à criatividade de todas as idades
O II concurso de presépios promovido pela Câmara de Oliveira de Azeméis, através da Biblioteca Municipal de Ferreira de Castro, aceita trabalhos de todas as instituições e escolas desde o ensino pré-escolar ao ensino superior e sénior.
Lenda de S. Martinho reúne idosos através do teatro
A lenda de S. Martinho é o ponto de partida para mais uma acção do projecto «Gerações Cruzadas» que, a 04 e 18 de Novembro, vai juntar idosos à volta de uma representação teatral.
Bandas filarmónicas vão produzir hino municipal
O município de Oliveira de Azeméis vai ter um hino municipal em 2010, decorrendo o concurso para a sua criação junto das bandas filarmónicas do concelho, anunciou fonte da autarquia.
Hermínio Loureiro recebeu medalha de mérito turístico atribuída pelo Governo à Liga de clubes
A Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP) foi distinguida no passado dia 26 com a medalha de mérito turístico, atribuída pela Secretaria de Estado do Turismo (SET), pelo seu trabalho na dinamização do turismo em Portugal.
Encontro reflecte sobre as vantagens da utilização dos SIG
Os Sistemas de Informação Geográfica (SIG) aplicados às áreas do turismo, saúde, informação ao cidadão e protecção civil vão ser tema de reflexão e debate no encontro «Os SIG na sociedade», promovido pela Câmara de Oliveira de Azeméis.
© oazonline - geral@oazonline.com