Junho com temperaturas acima da média e menos precipitação

Os valores normais de referência correspondem ao período entre 1971-2000.

O valor médio da temperatura máxima registada em Junho foi superior em 1,4 graus, a mínima em 0,2º e a média em 0,6º.

Junho foi um mês «seco a extremamente seco com valores da quantidade de precipitação bastante inferiores aos valores normais (1971-2000)», com excepção ao Nordeste transmontano onde foi normal, refere o resumo do relatório disponível na página do site do IM.

No que diz respeito à situação de seca, 43 por cento do país encontrava-se em Junho em situação normal, 54 por cento em situação de chuva fraca e apenas o interior do baixo Alentejo (3 por cento) se encontrava em situação de seca fraca.

A escala do IM para o fenómeno da seca apresenta nove níveis e varia entre chuva extrema e seca extrema.


Fonte: EDVi
Data: 2008-07-09 13:14

Veja também:
Temperaturas descem nos próximos dias
As temperaturas do ar vão descer nos próximos dias de forma acentuada em Portugal continental, podendo em alguns locais diminuir entre seis a oito graus, de acordo com o Instituto de Meteorologia.
Fase «Delta» termina hoje mas meios continuam em alerta
Cerca de quatro mil elementos, 900 viaturas e 26 meios aéreos, estiveram mobilizados até hoje, dia em que termina a fase «Delta», a quarta e a penúltima da época de incêndios deste ano.
Julho e Agosto com metade da área ardida nos mesmos meses de 2007
O período considerado mais crítico de incêndios florestais, a fase «Charlie», termina hoje, num ano em que se registou nos meses de Julho e Agosto uma diminuição para quase metade da área ardida relativamente a 2007.
Escolas ligadas à Internet até ao final do ano a 64Mbps e por fibra óptica - Plano Tecnológico
Até ao final do ano, as escolas do 2º e 3º ciclos e secundárias estarão ligadas à Internet a uma velocidade de pelo menos 64Mbps por fibra óptica, uma conexão mais rápida do que o inicialmente previsto pelo Governo.
«Compro o que é Nosso» ultrapassa as 1.100 marcas aderentes
A iniciativa «Compro o que é Nosso», dinamizada pela Associação Empresarial de Portugal (AEP), alcançou em Agosto 300 empresas aderentes que representam 1.178 marcas e um volume de negócios de 6,6 mil milhões de euros, revela um comunicado da estrutura.
© oazonline - geral@oazonline.com